PROJETO ENSINO-APRENDIZAGEM
TÍTULO: Leitura, Aprendizagem, Sonho e Magia.
TEMA: Conotação
de histórias e formação de valores na Educação Infantil.
APRESENTAÇÃO
Somos alunos* do quinto período do curso de Pedagogia e, no segundo
semestre de 2011, iremos desenvolver o projeto de ensino-aprendizagem, no
Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil II, sob a orientação da
professora Msd. D. E. N. S.
O projeto surgiu a partir das vivências no campo de estágio, que foi
realizado na C. M. M. C. F. da S. e E. M. P. na cidade de Inhumas – GO.
Por meio das vivências observamos a necessidade de trabalhar músicas,
literatura e brincadeiras. O projeto será desenvolvido no primeiro momento na
C. M. M. C. F. da S., sendo três aulas na turma de
berçário e três aulas no maternal I. No segundo momento iremos desenvolver o
projeto na E. M. P., sendo três aulas na turma de primeiro
período.
JUSTIFICATIVA
“Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos,
sentimos, pensamos, sonhamos...”
(Kaerche)
Ouvir e contar histórias é algo que faz parte de nossas
vidas desde bebezinho, ao ouvir desenvolvemos a linguagem oral, aprendemos a
compartilhar histórias, a imaginar o mundos “encantados”, a interagir com o
meio em que vivemos, interiorizamos valores.
Por meio de ouvir e contar histórias surge uma relação entre leitores e
literatura, mesmo a criança ainda não sabendo ler é importante que ela tenha
contato direto com livros ilustrados, pois através da imagem a criança
desenvolve sua imaginação, curiosidade, estimula o gosto pela leitura e cria
sua própria história. Então, o incentivo a leitura se faz necessário desde
pequeno, para que a criança desenvolva o gosto pela leitura.
É importante ressaltar que o processo não seja forçado e que aconteça de
maneira natural, com carinho, dedicação e respeito. Pois, cada criança tem seu
próprio ritmo de desenvolvimento.
Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica
suas experiências, mas as reelabora, reconhecendo-se como sujeito pertencente a
um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesmo e sobre os
homens e suas relações no mundo, e também sobre os significados culturais do
meio em que está inserida. (CORSINO, 2009, p. 70)
Este projeto de ensino-aprendizagem será desenvolvido por meio de
contação de histórias e brincadeiras estimulando o gosto pela leitura e visando
a formação de valores com crianças da educação infantil.
Nas vivências no campo de estágio, notamos a carência de atividades
lúdicas e o estimulo a leitura por meio de contação de história. Em um dos dias
de observação participativa, nós levamos fantoches e contamos histórias, as
crianças ficaram entusiasmadas, deslumbradas, em outro dia realizamos
brincadeiras de vivo morto e estatua e o entusiasmo foi o mesmo. Daí,
percebemos que as crianças sentem falta desse tipo de atividades. E o quanto
elas são necessárias para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.
O brincar é um dos pilares da constituição das
culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social,
específicas que estruturam as relações das crianças entre si, bem como os modos
pelos quais interpretam, representam e agem sobre o mundo. (BORBA, 2006 apud CORSINO, 2009, p. 70)
Diante do exposto, pretendemos contribuir de forma significativa no
processo de desenvolvimento social ao estímulo a leitura, aprendizagem e a
formação de valores. Pois
a presença de histórias na educação de crianças é de fundamental importância,
pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino e “[...] estimula as
crianças a construir novas significações e a relacionar o que estão aprendendo
na creche ou pré-escola com outras experiências fora dele.” (OLIVEIRA, 2002. p.
229).
. Neste contexto, iremos através de contação de histórias, desenvolver
nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a
auto-estima.
O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora, haja
vista a contação de histórias ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita
quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.
E promover por meio da contação de história, a interação das crianças com
seu professor e com o meio, dando-lhes oportunidades de expressar sensações,
sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo. Portanto, a contação de história torna-se relevante porque
trabalha conteúdos e conceitos de uma forma
lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam,
fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
E é importante ressaltar também que a criança constrói o seu conhecimento
por meio da interação entre professor, aluno e o meio. Segundo Oliveira (2007,
p.208) “as interações criadas pelas crianças e seus professores, não levam
apenas à construção de informação, habilidades e conhecimento sobre objetivos
do mundo, mas também a construção de uma ética, uma estética, uma noção
política e uma identidade pessoal.” Então o professor deve ser um parceiro no
processo de desenvolvimento da criança, não apenas no aspecto cognitivo, mas
também na formação de sua identidade.
OBJETIVOS
GERAL
Formar leitores desenvolvendo o gosto pela leitura.
ESPECÍFICOS
● Trabalhar a contação de história;
● Propiciar atividades
significativas para as crianças;
● Desenvolver a atenção, a
curiosidade, a criatividade, e a imaginação das crianças;
● Possibilitar a troca de
experiências entre as crianças;
● Possibilitar a formação
de alguns valores como: amizade, respeito, solidariedade, cooperação,
afetividade, diversidade étnico-cultural e a sustentabilidade.
METODOLOGIA
Desenvolveremos o projeto de ensino-aprendizagem no segundo semestre de
2011, tanto na creche como na pré-escola. O projeto será desenvolvido em nove
aulas, que serão planejadas e executadas no segundo semestre.
AVALIAÇÃO DO
PROJETO
Avaliação será contínua através de relatos na qual utilizaremos os
seguintes instrumentos:
● Registros cotidianos – consiste em observar a dinâmica interativa entre
as crianças na Creche e na Pré-escola, em que se busca registrar frequentemente
suas vivências pela necessidade de pensar e, portanto avaliar em quais
condições ocorre às aprendizagens infantis.
● Produções das crianças – valorização e registro das produções das
crianças, com o intuito de socializar, por meio de exposições, o material
produzido por elas próprias, com as outras crianças, que expressam os diversos
momentos e atividades vivenciadas no grupo;
● Avaliação das crianças – consiste na participação das crianças de
alguns agrupamentos, as quais são convidadas a refletirem e expressarem suas
impressões sobre a avaliação realizada e suas ações no o grupo.
RECURSOS
Os recursos humanos que serão utilizados no projeto “Leitura, Aprendizagem, Sonho e Magia”
somos nós grupos de estagiários do quinto ano de pedagogia. Do ponto de vista
material serão utilizados: livros literários, gibis, CDs, DVDs, materiais de
arte, aparelho de som, máquinas fotográficas, TV, fantoches, visitas a espaços
externos da creche e da escola.
CRONOGRAMA
Meses
|
Elaboração e sistematização do projeto
|
Desenvolvimento do projeto
|
Avaliação
|
Organização dos relatórios e outros materiais
|
Junho
|
x
|
|||
Agosto
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Setembro
|
x
|
x
|
x
|
|
Outubro
|
x
|
x
|
x
|
REFERÊNCIAS
CORSINO,
Patrícia (Org.). A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO,
Patrícia (Org.). Educação infantil:
cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 69-78.
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. E por falar em
literatura… In: CRAIDY, Carmem Maria;
KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva (Org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmet Editora, 2001.p.81-87.
OLIVEIRA, Zilma
Ramos de. Uma pedagogia internacional na educação infantil. In: OLIVEIRA, Zilma
Ramos de. Educação infantil:
fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 205-216. (Coleção Docência
em Formação).
OLIVEIRA, Zilma
Ramos de. Fundamentos e métodos. São
Paulo: Cortez, 2002.
______________
* Acadêmicos do 3º Ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, unidade
universitária de Inhumas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário