P. E. APRENDIZAGEM

PROJETO ENSINO-APRENDIZAGEM


TÍTULO: Leitura, Aprendizagem, Sonho e Magia.


TEMA: Conotação de histórias e formação de valores na Educação Infantil.

APRESENTAÇÃO

Somos alunos* do quinto período do curso de Pedagogia e, no segundo semestre de 2011, iremos desenvolver o projeto de ensino-aprendizagem, no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil II, sob a orientação da professora Msd. D. E. N. S.
O projeto surgiu a partir das vivências no campo de estágio, que foi realizado na C. M. M. C. F. da S. e E. M. P. na cidade de Inhumas – GO.
Por meio das vivências observamos a necessidade de trabalhar músicas, literatura e brincadeiras. O projeto será desenvolvido no primeiro momento na C. M. M. C. F. da S., sendo três aulas na turma de berçário e três aulas no maternal I. No segundo momento iremos desenvolver o projeto na E. M. P., sendo três aulas na turma de primeiro período.


JUSTIFICATIVA

“Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos...”
                                                                                                                                   (Kaerche)

Ouvir e contar histórias é algo que faz parte de nossas vidas desde bebezinho, ao ouvir desenvolvemos a linguagem oral, aprendemos a compartilhar histórias, a imaginar o mundos “encantados”, a interagir com o meio em que vivemos, interiorizamos valores.
Por meio de ouvir e contar histórias surge uma relação entre leitores e literatura, mesmo a criança ainda não sabendo ler é importante que ela tenha contato direto com livros ilustrados, pois através da imagem a criança desenvolve sua imaginação, curiosidade, estimula o gosto pela leitura e cria sua própria história. Então, o incentivo a leitura se faz necessário desde pequeno, para que a criança desenvolva o gosto pela leitura.
É importante ressaltar que o processo não seja forçado e que aconteça de maneira natural, com carinho, dedicação e respeito. Pois, cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica suas experiências, mas as reelabora, reconhecendo-se como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesmo e sobre os homens e suas relações no mundo, e também sobre os significados culturais do meio em que está inserida. (CORSINO, 2009, p. 70)

Este projeto de ensino-aprendizagem será desenvolvido por meio de contação de histórias e brincadeiras estimulando o gosto pela leitura e visando a formação de valores com crianças da educação infantil.
Nas vivências no campo de estágio, notamos a carência de atividades lúdicas e o estimulo a leitura por meio de contação de história. Em um dos dias de observação participativa, nós levamos fantoches e contamos histórias, as crianças ficaram entusiasmadas, deslumbradas, em outro dia realizamos brincadeiras de vivo morto e estatua e o entusiasmo foi o mesmo. Daí, percebemos que as crianças sentem falta desse tipo de atividades. E o quanto elas são necessárias para o desenvolvimento e aprendizado das crianças.

O brincar é um dos pilares da constituição das culturas da infância, compreendidas como significações e formas de ação social, específicas que estruturam as relações das crianças entre si, bem como os modos pelos quais interpretam, representam e agem sobre o mundo.  (BORBA, 2006 apud CORSINO, 2009, p. 70)

Diante do exposto, pretendemos contribuir de forma significativa no processo de desenvolvimento social ao estímulo a leitura, aprendizagem e a formação de valores. Pois a presença de histórias na educação de crianças é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino e “[...] estimula as crianças a construir novas significações e a relacionar o que estão aprendendo na creche ou pré-escola com outras experiências fora dele.” (OLIVEIRA, 2002. p. 229).
. Neste contexto, iremos através de contação de histórias, desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
O referido projeto visa desenvolver uma prática docente inovadora, haja vista a contação de histórias ter um caráter dinâmico e ser algo que suscita quase sempre reações de surpresa, pois é um espaço de interação e distração.
E promover por meio da contação de história, a interação das crianças com seu professor e com o meio, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo. Portanto, a contação de história torna-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
E é importante ressaltar também que a criança constrói o seu conhecimento por meio da interação entre professor, aluno e o meio. Segundo Oliveira (2007, p.208) “as interações criadas pelas crianças e seus professores, não levam apenas à construção de informação, habilidades e conhecimento sobre objetivos do mundo, mas também a construção de uma ética, uma estética, uma noção política e uma identidade pessoal.” Então o professor deve ser um parceiro no processo de desenvolvimento da criança, não apenas no aspecto cognitivo, mas também na formação de sua identidade.

OBJETIVOS

GERAL
Formar leitores desenvolvendo o gosto pela leitura.

ESPECÍFICOS

                ● Trabalhar a contação de história;
                ● Propiciar atividades significativas para as crianças;
                Desenvolver a atenção, a curiosidade, a criatividade, e a imaginação das crianças;
                ● Possibilitar a troca de experiências entre as crianças;
                ● Possibilitar a formação de alguns valores como: amizade, respeito, solidariedade, cooperação, afetividade, diversidade étnico-cultural e a sustentabilidade.

METODOLOGIA

Desenvolveremos o projeto de ensino-aprendizagem no segundo semestre de 2011, tanto na creche como na pré-escola. O projeto será desenvolvido em nove aulas, que serão planejadas e executadas no segundo semestre.

AVALIAÇÃO DO PROJETO
Avaliação será contínua através de relatos na qual utilizaremos os seguintes instrumentos:
● Registros cotidianos – consiste em observar a dinâmica interativa entre as crianças na Creche e na Pré-escola, em que se busca registrar frequentemente suas vivências pela necessidade de pensar e, portanto avaliar em quais condições ocorre às aprendizagens infantis.
● Produções das crianças – valorização e registro das produções das crianças, com o intuito de socializar, por meio de exposições, o material produzido por elas próprias, com as outras crianças, que expressam os diversos momentos e atividades vivenciadas no grupo;
● Avaliação das crianças – consiste na participação das crianças de alguns agrupamentos, as quais são convidadas a refletirem e expressarem suas impressões sobre a avaliação realizada e suas ações no o grupo.

RECURSOS
Os recursos humanos que serão utilizados no projeto “Leitura, Aprendizagem, Sonho e Magia” somos nós grupos de estagiários do quinto ano de pedagogia. Do ponto de vista material serão utilizados: livros literários, gibis, CDs, DVDs, materiais de arte, aparelho de som, máquinas fotográficas, TV, fantoches, visitas a espaços externos da creche e da escola.

CRONOGRAMA



Meses

Elaboração e sistematização do projeto

Desenvolvimento do projeto


Avaliação

Organização dos relatórios e outros materiais

Junho

x




Agosto

x

x

x

x

Setembro


x

x

x

Outubro


x

x

x

REFERÊNCIAS


CORSINO, Patrícia (Org.). A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 69-78.

KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva. E por falar em literatura… In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise Pereira da Silva (Org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmet Editora, 2001.p.81-87.

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Uma pedagogia internacional na educação infantil. In: OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 205-216. (Coleção Docência em Formação).

OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
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* Acadêmicos do 3º Ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, unidade universitária de Inhumas.

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