24 de fev. de 2012

Vídeo mostra detentos sendo torturados em Aracruz, diz Tribunal de Justiça do Espírito Santo


Vídeo mostra detentos sendo torturados em Aracruz, diz Tribunal de Justiça do Espírito Santo

torturaaracruz
Uma denúncia de tortura e maus-tratos a internos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aracruz, no Norte do estado, foi encaminhada ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) no mês de fevereiro.
Em vídeos realizados por um agente penitenciário do local, e divulgados nesta quinta-feira (23), vários detentos são colocados em filas, ficam nus e realizam exercícios físicos solicitados por funcionários.

Imagens
Nos mais de 40 minutos de vídeos divulgados pelo Tribunal de Justiça, diversos detentos são colocados em filas, ficam nus, realizam exercícios físicos solicitados por agentes, além de realizarem uma série de agachamentos. Os agentes intimidam os presos durante as ações com xingamentos e palavras de ordem. "Vocês vão ficar aí até atingirem a perfeição desse procedimento", diz um dos agentes penitenciários no vídeo.
Mesmo sem a presença de agressões físicas nos vídeos, o desembargador William Silva afirmou que a tortura é psicológica. "Este é o pior tipo de tortura. Só se identifica com ressonância. Agressão é fácil de saber, psicológica não", comentou.

Acesse a reportagem compela e o vídeo AQUI.

Em Goiás a Pastoral Carcerária denuncia: Condenado por tortura de presos assume direção de presídio em Goiás.


Acesse a denúncia da PastoraL Carcerária AQUI

Fonte: Blog Educar Sem Violência - Cida Alves 

Nenhum comentário: