3 de mai. de 2013

Ex-apresentador da rede BBC admite ter abusado de meninas entre 9 e 17 anos



stuart-hall-AFP
Muito triste essa notícia, mas ela ajuda a desconstruir o mito de que os abusadores sexuais são sempre uns desajustados, bêbados, drogados…. Muitos se escondem atrás da máscara da “respeitabilidade” de bom pai de família ou de competente e honesto profissional.

Stuart Hall, ex-apresentador da rede britânica de notícias BBC, admitiu ter abusado sexualmente de 13 meninas, entre 17 e 9 anos de idade. O britânico de 83 anos fez a confissão durante audiência no dia 16 de abril, segundo o jornal Telegraph, mas a imprensa local só teve acesso à notícia nesta quinta-feira. Ainda de acordo com a publicação, ele se declarou culpado de 14 acusações de conduta indecente contra as meninas.

O crimes aconteceram entre 1967 e 1986. Hall chegou a negar as acusações, dizendo que eram “perniciosas, insensíveis e cruéis”. O britânico também foi acusado de estupro, mas se declarou inocente. O promotor do caso, Peter Wright, decidiu arquivar essa acusação.

O advogado de defesa, Crispin Aylett, pediu perdão pela conduta do réu.
- Ele sente muito pelo que fez, é claro. Através de mim, ele deseja pedir desculpas à vítimas. Ele não é um homem movido pela auto-piedade, mas está muito consciente de sua desgraça - declarou o advogado.

Stuart Hall apresentou o programa de televisão "It's a Knockout", entre as décadas de 70 e 80. Nesse período, ele abusou de uma menina de 9 anos, colocando a mão sob a roupa dela. Ele também beijou uma adolescente de 13, dizendo que "as pessoas precisam mostrar gratidão de outras maneiras".
O apresentador foi descrito pelo promotor Nazir Afza como um "predador oportunista".

- As vítimas não se conheciam e havia quase duas décadas entre o primeiro e o último abuso. Mas quase todas as vítimas, incluindo uma de 9 anos na época, forneceram depoimentos bem parecidos - disse ele aos repórteres. - Seja de maneira pública ou privada, Hall se aproximava delas de maneira amigável, e esperava o momento certo até que a vítima estivesse sozinha. Ele só pode ser descrito como um predador oportunista.

O britânico foi posto em liberdade, depois de pagar fiança. A sentença será anunciada no dia 17 de junho.

Stuart Hall foi um dos grandes apresentadores da BBC, por mais de meio século. Ele está casado há 54 anos e tem dois filhos. No ano passado, o britânico foi condecorado pela rainha Elizabeth com um OBE, uma das ordens da cavalaria britânica, criada em 1917.

Fonte: G1 em 02 de maio de 2013. In: Blog Educar sem Violência. Cida Alves. 2013.

Nenhum comentário: