21 de dez. de 2011

LITERATURA, APRENDIZAGEM, SONHO E MAGIA

Somos alunos (Claudia C. de Lima, Jorge S. Sousa, Marina A. Pires e Mônica C. da Silva) do sexto período do curso de Pedagogia e, no segundo semestre de 2011, desenvolvemos o projeto de ensino-aprendizagem, no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil II, sob a orientação da professora Msd. D. E. N. S.
           O projeto surgiu a partir das vivências no campo de estágio, que foi realizado na Creche Municipal M. C. F. da S. e EM P. na cidade de Inhumas – GO.
           Por meio das vivências observamos a necessidade de trabalhar músicas, literatura e brincadeiras. Por isso nosso projeto foi desenvolvido através de cotação de história/formação de valores na Educação Infantil, e brincadeiras. 
      Ouvir e contar histórias é algo que faz parte de nossas vidas desde bebezinho, ao ouvir desenvolvemos a linguagem oral, aprendemos a compartilhar histórias, a imaginar o mundos “encantados”, a interagir com o meio em que vivemos, interiorizamos valores.
Por meio de ouvir e contar histórias surge uma relação entre leitores e literatura, mesmo a criança ainda não sabendo ler é importante que ela tenha contato direto com livros ilustrados, pois através da imagem a criança desenvolve sua imaginação, curiosidade, estimula o gosto pela leitura e cria sua própria história. Então, o incentivo a leitura se faz necessário desde pequeno, para que a criança desenvolva o gosto pela leitura.
É importante ressaltar que o processo não seja forçado e que aconteça de maneira natural, com carinho, dedicação e respeito. Pois, cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica suas experiências, mas as reelabora, reconhecendo-se como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesmo e sobre os homens e suas relações no mundo, e também sobre os significados culturais do meio em que está inserida. (CORSINO, 2009, p. 70)

Enfim, durante o desenvolvimento do projeto de ensino-aprendizagem fotografamos , filmamos. E no final montamos esse vídeo. 



Nenhum comentário: