30 de dez. de 2012

LEITURA: PRAZER, SABER E PODER


                                                                                                                                      Jorge Silva Sousa

“somos capazes de sentir no texto os cheiros, os gostos, os sons, as cores e as formas do mundo, tocadas pela magia da palavra” (Elias José)

Gosto muito de ler, principalmente romance baseado em fatos reais. Gosto de ler porque através da leitura aprendo mais, para ficar mais informado, para ser quem sou, para conhecer melhor o mundo, para conhecer a memória do passado e esclarecer o presente, para conhecer experiências anteriores, para buscar um sentido na vida, para alimentar a curiosidade, para comunicar e para exercer meu espírito crítico.
Na leitura encontro o prazer, alegria, contentamento, satisfação, sensação agradável, distração, divertimento e envolvimento. A leitura permite também, que eu embarque numa viagem gostosa, cheia de formas, cores, sabores, cheiros, pessoas, lugares e cenas. “A literatura pode nos levar a conhecer pessoas, as personagens de ficção, que geram em nosso espírito simpatia ou antipatia, e possibilitam que “eu” se encontre e se reconheça ou se estranhe em diferentes “eus” (Elias José)
Comecei adquirir o hábito pela leitura na minha adolescência, porque quase não tinham livros, e nas escolas que estudei, o estimulo pela leitura foi pouco,   agora sempre que tenho um tempinho vou à livraria a procura de algo novo para ler.  “A escola trabalha com vários livros didáticos que ensinam noções de várias ciências, humanas ou lógicas. Mas como trabalha mal com o livro que encanta, que causa prazer ou que vai além do prazer e também ensina” (Elias José).
Penso eu, que as escolas deveriam trabalhar mais com os livros, que despertassem o gosto pela leitura, visto que, quanto mais tem contato com os livros, mais desenvolve o estimulo e o encantamento pelo mundo da leitura e escrita. “O meu jeito de ler o mundo está em minha literatura” (Elias José)
Referência
JOSÉ, Elias. Literatura infantil: ler, contar e encantar crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007. 

Nenhum comentário: