JORGE SILVA SOUSA*
O estágio supervisionado é um importante
espaço de formação que o futuro professor pode ter com o campo de atuação. Por
meio da observação, da participação, da vivência e das regências o licenciado
poderá refletir, planejar e replanejar suas ações pedagógicas.
Por meio das discussões, vivências e do
estudo de vários teóricos vamos formando a nossa identidade enquanto
educador. E para desenvolver uma prática pedagógica embasada no cuidar/educar
na Educação Infantil, faz-se necessário estudar textos os quais servirão de
apoio para desenvolver um trabalho pautado no cuidar/educar. O educar tem quer
ter conhecimento e uma concepção pautada que o cuidar/educar são indissociáveis,
que no momento de cuidar ele também poder educar. Segundo Rossetti–Ferreira
(2003, p.12), “a identidade da criança também está sendo formada durante
atividade de vida diária, como alimentação, banho.”
Com o estudo de alguns textos dentre eles, “Saberes
sobre a infância” da Secretaria Municipal de Educação (2004), foi possível formar
minha concepção sobre criança, por meio deste texto compreendi que a criança deve
ser vista como um ser de direito, “essa concepção reconhece que a criança tem
formas próprias de se relacionar com o mundo físico e social (sujeito,
valores, fatos, natureza, objetos) o que a faz produtora de uma cultura
específica” (GOIÂNIA, 2004, p.22). Essa é a minha concepção, que ficou durante
esse período de estudo sobre crianças de (0 a 5 anos). Porque antes do
estágio não tinha concepção formada sobre os
deveres e direitos da criança e considero que ela é
importante, pois essa concepção enxerga a criança como um sujeito que tem
direito, entre eles: direito ao contato com a natureza, direito a
brincadeira, direito ao movimento em espaços amplos, direito a proteção, ao
afeto e a amizade, direito a atenção individual, direito a um ambiente
aconchegante e seguro, direito a desenvolver sua curiosidade, imaginação e
capacidade de expressão, direito a desenvolver sua identidade cultural,
racial e religiosa, direito a higiene e a saúde e direito a uma alimentação sádia.
No ambiente do estágio foi possível aprender
e compartilhar novas experiências. No processo de planejar e replanejar as
aulas, no desenvolvimento das aulas, no envolvimento/ participação dos
membros do grupo de estágio. Alguns saberes teóricos e práticos que foram
formados durante o estágio, que considero importantes no trabalho do professor
de Educação Infantil, é a necessidade de planejar
de acordo com a realidade da criança, replenejar aula se não houve envolvimento/participação
das crianças, ser afetivo com as crianças, é importante que a criança tenham
contado com coisas concretas, é preciso ter um olhar generoso, existe várias
maneiras de registrar, o professor precisar ter a concepção e colocar em prática
que existe diversas formas de proporcionar
atividades significativas para as crianças e não apenas com atividade
escrita. Segundo Corsino (2009, p.121), “planejar
na educação infantil, então, é firmar um
compromisso com as crianças e seu desenvolvimento.”
Enfim, o estágio supervisionado foi o ambiente onde aprendi novas
concepções, compartilhei novos conhecimentos, adquire novas aprendizagens,
coloquei em prática o que aprendi com o
estudo dos textos. Assim, penso que no estágio
comecei a formar minha identidade como educador, pois pude aprender com meus
colegas de estágio e com os professores da Creche e da Pré-escola um pouco do
ofício de ser professor.
Referências:
CORSINO, Patrícia. Considerações sobre o
planejamento na educação infantil. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação
infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009,
p.117-121.
GOIÂNIA, Secretaria Municipal de
Educação. Saberes sobre a infância, 2004, p. 19-57.
ROSSETTI-FERREIRA,
Maria Clotilde. A necessária associação entre educar e cuidar. In: Revista Pátio Educação infantil. Ano
I, n.1, abr/jul, 2003.
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